Seja bem-vindo, torne-se um avaliador, para mais informações clique aqui
Já sou um avaliador, quero Entrar no sistema

Institucional MAC


O Movimento Alagoas Competitiva (MAC) iniciou suas atividades em 9 de dezembro de 2004 a partir da parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/AL). Sua atuação consiste na mobilização e articulação dos agentes representativos da sociedade, com ênfase em ações de gestão e melhoria de processos produtivos que respeitem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento sustentável, em suas dimensões econômica, social, ambiental e tecnológica, enfatizando permanentemente a valorização do ser humano.

Como atividades desenvolvidas pelo MAC estão: capacitações, cursos e consultorias nas áreas de gestão e qualidade, a coordenação do PEQ/AL (Prêmio Estadual da Qualidade Alagoas) e do MPE-Brasil (Prêmio de Qualidade e Competitividade para Micro e Pequenas Empresas), antigo Prêmio da Qualidade Alagoana em parceria com SEBRAE/AL, ambos baseados no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pela FNQ e estruturado em critérios e fundamentos de excelência, constituindo a base de programas de melhoria da gestão. O MAC é a entidade autorizada pela FNQ para utilizar o MEG no estado de Alagoas.

Palavra do Presidente


Competitividade. Segundo o dicionário Aurélio, esta palavra que tanto ouvimos no mundo dos negócios, significa que em determinado lugar há um forte ambiente de competição. Ser competitivo é principalmente ter qualidade naquilo que se faz. É assim que funciona nas organizações, quer seja pública ou privada.

Em Alagoas, diversas organizações têm sentido a necessidade de estarem inseridas nesta prática. Uma prova disto é a expressiva participação de micro e pequenas empresas inscritas, anualmente, no Prêmio MPE Brasil, etapa estadual. Já no Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ), além das empresas privadas, contamos também com a participação de diversos órgãos públicos. Juntos, ambos os prêmios reconhecem mais de 20 organizações, entre públicas e privadas, a cada ano.

Assumo, com muita satisfação, a presidência do Conselho Superior do Movimento Alagoas Competitiva com a intenção de dar continuidade à disseminação das práticas de gestão nas organizações e no nosso estado, contribuindo com a permanência do nome de Alagoas no cenário brasileiro.

Para os próximos dois anos, trabalharemos com foco na gestão corporativa, aquela que possui início, meio e fim, da qual o objetivo principal é obter o resultado, tanto na iniciativa privada, como na organização pública. Então, o Movimento Alagoas Competitiva segue rumo à disseminação e implantação dos critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), em todas as esferas, servindo como exemplo para outros estados do Brasil.

Missão MAC


" Promover a competitividade para o fortalecimento da sociedade alagoana, de modo sustentável e inovador."

Visão MAC


Ser reconhecido por sua contribuição para que Alagoas esteja dentre os 18 estados mais competitivos do Brasil até 2020.

Valores MAC


Inovação: Buscar soluções criativas que gerem valor e quebrem os paradigmas vigentes;

Integração: Entender que o sucesso de todos depende da união do setor público, privado e da sociedade civil organizada;

Efetividade: Atuar com eficácia e eficiência, de forma ágil, proativa e continuada;

Ética: Cumprir o Código de Ética, mantendo a credibilidade do MAC;

Compartilhamento: Atuar em rede desenvolvendo ações de cooperação, visando potencializar os resultados por meio de competências complementares;

Comprometimento: Agir com entusiasmo entendendo o movimento pela excelência como uma causa a ser defendida e priorizada diante dos compromissos assumidos.

Conselho MAC


O conselho Superior, órgão deliberativo do MAC, tem a seguinte composição:

I. Governo do Estado, órgão  indicado pelo Governador;

II. Associação dos Municípios Alagoanos ( AMA);

III. Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL),;

IV. Federação das Associações Comerciais de Alagoas (FEDERALAGOAS);

V. Federação do Comércio do Estado de Alagoas (FECOMERCIO);

VI. Federação das Indústria do Estado de Alagoas (FIEA);

VII. Federação dos Dirigentes Lojistas de Alagoas (FCDL);

VIII. Movimento Brasil Competitivo (MBC);

IX. Serviço de Apoio às  Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE -AL);

X. Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT);

XI. Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

 

 

 

Movimento Alagoas Competitiva
Av. Fernandes Lima, 385 4º andar Casa da Indústria Napoleão Barbosa - Farol - Maceió/AL - CEP: 57.055-00
mac@alagoascompetitiva.org.br
peq@alagoascompetitiva.org.br
mpe@alagoascompetitiva.org.br
(82) 3327-5880 / 9 8143-9682 / 9 8187-0842 / 9 8169-9746
© Movimento Alagoas Competitiva, 2017. Todos os direitos reservados.