Seja bem-vindo, torne-se um avaliador, para mais informações clique aqui
Já sou um avaliador, quero Entrar no sistema

MAC e Sebrae vão reconhecer melhores gestões de MPE alagoanas


sexta-feira, 24/11/2017

Cerimônia dos Prêmios Competitividade Alagoana e Estadual da Qualidade premia empresas que se destacam pela competitividade

Por João Paulo Macena – Algo Mais Consultoria e Assessoria

O Movimento Alagoas Competitiva (MAC) e o Sebrae em Alagoas vão anunciar, no dia 29 de novembro, às 20h, no Espaço Pierre Chalita, em Maceió, os vencedores do Prêmio Competitividade Alagoana 2017 – Micro e Pequena Empresa (PCA) e do Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ/AL). As premiações reconhecem empresas que se destacam pela competitividade e qualidade em Alagoas.

O PCA vem para substituir o tradicional Prêmio MPE Brasil, e irá contemplar empresas que implantaram as melhores práticas com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) nas categorias Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia de Informação e Serviços de Turismo, além das categorias especiais Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação.

Já o PEQ/AL reconhece as organizações públicas ou privadas que se destacam na adoção de práticas de gestão alinhadas aos fundamentos de excelência, obtendo resultados que atendam às partes interessadas, como clientes, fornecedores, força de trabalho e sociedade. O Prêmio Estadual da Qualidade avalia e enquadra as empresas em diferentes níveis, de acordo com sua maturidade de gestão: Primeiros Passos para a Excelência (primeiro nível de pontuação, de 125 pontos); Compromisso com a Excelência (segundo nível, de 250 pontos) e Rumo à Excelência (251 a 500 pontos).

Para Adriana Spenner, analista da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae em Alagoas, os expressivos resultados das empresas alagoanas no Prêmio de Competitividade Alagoana para Micro e Pequenas Empresas sinalizaram a ampliação da maturidade da gestão das participantes, demonstrando que elas estão cada vez mais atentas e em direção ao alcance da excelência na gestão.

Ela ainda destacou o crescimento no nível de competitividade das empresas alagoanas nacionalmente. “O reflexo da preocupação com a melhoria da gestão é, sem dúvidas, o aumento da competitividade, e é inegável que Alagoas está crescendo exponencialmente nesse sentido”, afirmou Adriana.

Já Isabella Bezerra, superintendente de Relacionamento e Negócios do MAC, destacou que a participação em ambos os processos de premiação conduzidos pelo MAC e Sebrae promove o aprendizado organizacional, a partir do momento em que os empresários e colaboradores iniciam o preenchimento dos instrumentos de avaliação e analisam a gestão da empresa com base no MEG.

“Esse aprendizado continua com o recebimento do Relatório de Avaliação elaborado pelos avaliadores voluntários, que contém Pontos Fortes e Oportunidades de Melhoria, proporcionando o desenvolvimento de Planos de Ação e auxiliando na busca pela excelência e pela competitividade”, concluiu Isabella.

Movimento Alagoas Competitiva
Av. Fernandes Lima, 385 4º andar Casa da Indústria Napoleão Barbosa - Farol - Maceió/AL - CEP: 57.055-00
mac@alagoascompetitiva.org.br
peq@alagoascompetitiva.org.br
suporte@alagoascompetitiva.org.br
(82) 3327-5880 / 9 8143-9682 / 9 8187-0842 / 9 8169-9746
© Movimento Alagoas Competitiva, 2018. Todos os direitos reservados.