Seja bem-vindo, torne-se um avaliador, para mais informações clique aqui
Já sou um avaliador, quero Entrar no sistema

III Fórum de Gestão Pública


quinta-feira, 22/11/2018

Presidente do MAC ministra palestra no III Fórum de Gestão Pública

Luiz Otavio Gomes aborda principais desafios da gestão pública na busca pela excelência

Por João Paulo Macena – Algo Mais Consultoria e Assessoria

A gestão pública influencia a vida de todas as pessoas e de como uma sociedade se desenvolve. Por isso, ela deve buscar a excelência e atender a população de forma mais eficiente. Para discutir essa temática, Luiz Otavio Gomes, presidente do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), ministrou, nessa quarta-feira (21), uma palestra no III Fórum da Gestão Pública, da qual abordou o tema ‘Os Desafios Enfrentados pela Governança Pública’, compartilhando experiências e difundindo informações sobre como a gestão pública pode ser tão eficiente quanto a gestão de uma empresa privada. O evento foi promovido pelo Instituto Cidadão e segue até quinta-feira (22).

Em sua palestra, Luiz Otavio Gomes abordou os conceitos de governança corporativa, com estratégias de negócios, com o foco na estrutura e pessoas, sistemas e controle. O presidente do MAC também ressaltou que um dos maiores desafios da gestão pública é alcançar seus resultados, atendendo ao público, mas que para isso é preciso ter foco, traçar metas e contar com pessoas preparadas para tal.

“A gestão pública e a gestão privada são feitas por pessoas. Tudo o que é possível ser feito na gestão privada também é possível na pública. Estive a frente de duas secretarias de Estado e nós conseguimos mostrar que a gestão pública também pode ser um sucesso e entregar respostas para a população. Com isso, trouxemos grandes resultados para Alagoas”, frisou.

Além de presidente do MAC e ex-gestor público, Luiz Otavio Gomes também é empresário e pôde compartilhar suas experiências com o público, com a bagagem de quem liderou equipes nos dois tipos de organização, afirmando que elas precisam ter: ética e transparência; foco no cidadão; autonomia com responsabilidade; estrutura e orçamentos viáveis; gestão de desempenho e riscos; efetividade nos gastos e inovação.

“As pessoas estão cansadas da mesmice, por isso, nós e os gestores públicos devemos inovar e fazer com que as coisas fluam naturalmente. A população já está acostumada com, por exemplo, solicitar um serviço a uma empresa privada e recebê-lo em 30 dias e o mesmo serviço feito pela gestão pública é entregue com 60 ou 90 dias. Essa é uma questão de comprometimento e persistência. Já que temos um serviço privado de excelência também podemos ter um serviço público de excelência”, concluiu.

Excelência da Gestão e PEQ/AL

Antes de concluir sua apresentação, Luiz Otavio Gomes ainda falou sobre a metodologia 5S e o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), lembrando de quando aplicou o modelo nas secretarias de estado em que foi chefe das pastas de Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística e Planejamento e do Orçamento.

Ele ainda lembrou a realização e como foi a seleção de empresa para o Prêmio Estadual da Qualidade e Competitividade- AL (PEQ/AL), promovido pelo MAC e Sebrae em Alagoas, o qual a cerimônia de entrega será realizada no próximo dia 29, no Espaço Pierre Chalita, em Maceió.

“O MAC é muito rigoroso no que diz respeito aos PEQ/AL. Analisamos mais de 200 empresas, passando um pente fino e menos de 20 delas foram selecionadas, após mais de seis meses de trabalho com essas empresas. Submetemos as empresas a uma banca de juízes, para analisar a situação de cada uma das 20 selecionadas pelos consultores do MAC e do Sebrae e eles dizem em que grau as empresas poderão ou não receber o prêmio. Todo esse processo trabalhado ao longo do ano é muito interessante”, finalizou Luiz Otavio Gomes.

Movimento Alagoas Competitiva
Av. Fernandes Lima, 385 4º andar Casa da Indústria Napoleão Barbosa - Farol - Maceió/AL - CEP: 57.055-00
mac@alagoascompetitiva.org.br
peq@alagoascompetitiva.org.br
suporte@alagoascompetitiva.org.br
(82) 3327-5880 / 9 8143-9682 / 9 8187-0842 / 9 8169-9746
© Movimento Alagoas Competitiva, 2018. Todos os direitos reservados.